Nassau e a Missão dos Templários


NASSAU E A MISSÃO DOS TEMPLÁRIOS
Acadêmico Lauro Valentin Stoll Nardi
Os Cavaleiros Templários tinham duas missões com dimensões simbólicas e sagradas: guardar o tesouro do templo de Jerusalém, incluindo a Arca da Aliança e promover laços de união entre os povos do oriente e ocidente. Estas perduram até os dias de hoje entre seus verdadeiros herdeiros. João Maurício de Nassau, governador do Brasil holandês (1637-1644), foi Grão Mestre dos Cavaleiros de São João e Príncipe do Império Alemão, tendo tido prováveis relações, na sua juventude e na corte de Haia, com alguns dos maiores líderes do pensamento Rosacruz e Maçônico, como a princesa Elizabeth da Boêmia (filha dos reis de inverno da Boêmia), Michael Meyer (Imperator Rosacruz), Elias Ashmole e Robert Moray (maçons e fundadores do Royal Society of London), os filósofos Francis Bacon, René Descartes e Gottfried Leibniz, os reis James I, Charles I e II da Grã-Bretanha, entre vários outros. É uma possibilidade, conforme o tematizado neste livro, que Nassau tenha protegido o tesouro do templo de Jerusalém, trazendo-o para o Brasil, por determinação dos líderes Rosacruzes e Maçons, herdeiros dos Templários.

Sobre o livro
Nassau e a Missão dos Templários une ficção com história e filosofia reconstruindo episódios da vida de João Maurício de Nassau, governador do Brasil holandês no século XVII e vinculando-os com a corte em Haia do rei Frederico V e da rainha Elisabeth Stuart da Boêmia. Pautada por fatos históricos a vida do conde Nassau é reconstituída e suas atividades são relacionadas às ordens de cavaleiros daquele período, mais particularmente com os Templários, Hospitalários, Rosacruzes e Maçons. Vários personagens históricos, políticos e filósofos, são comentados e inseridos na narrativa de forma a despertar o interesse do leitor por aquele episódio histórico e pela filosofia em geral. Os papeis das ordens de cavaleiros, do rosacrucianismo e da maçonaria são comentados à luz dos acontecimentos abordados.

Sobre o autor
O autor é professor e cientista na área de ciências da terra, geologia, junto a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisador do CNPq e membro da Academia Brasileira de Ciências. Atualmente estuda filosofia no programa de pós-graduação da PUC de Porto Alegre. Estudioso da filosofia e história do rosacrucianismo e da maçonaria no renascimento, há vários anos, escreve este segundo romance histórico abordando o mesmo tema.